ESPETÁCULOS

UM DIA VOCÊ VAI ENTENDER

A Ilustre companhia de artes da cidade de São Paulo através da remontagem de Um dia você vai entender, abre uma discussão polêmica em nosso país, que é a orientação sexual. A homossexualidade no Brasil ainda é tratada por muitos como “doença”, essa é uma realidade em quase todo o nosso país. Em grandes centros vemos com freqüência casos de insultos, agressões, humilhações e em algumas situações, a morte.

Infelizmente a nossa sociedade é educada desde muito cedo para que homem tenha que gostar de mulher e mulher tenha que gostar de homem, e nossas crianças crescem ouvindo isso, mas não podemos nos esquecer que a homossexualidade não é doença e existem provas que contrariam isso, As principais organizações mundiais de saúde, incluindo muitas de psicologia, não mais consideram a homossexualidade uma doença, distúrbio ou perversão. Desde 1973 a homossexualidade deixou de ser classificada como tal pela Associação Americana de Psiquiatria e, na mesma época, foi retirada da Classificação internacional de doenças (sigla CID).  Muitas pesquisas e estudos foram realizados sobre esta orientação sexual nos últimos 20 anos e houve muitas conquistas e grandes avanços, hoje é possível ver países que oficializam a união civil, casais que adotam crianças, sociedades que crescem conscientes da orientação sexual, porém no Brasil a homossexualidade ainda é tratada com preconceitos. “Um dia você vai entender” é um espetáculo que instiga o seu público a não serem os mesmos do início do espetáculo, mostrando-nos que ser homossexual não contamina, não é doença e nem os faz melhor ou pior do que os bissexuais ou heterossexuais.

A contribuição desse espetáculo está em mostrar a diversidade sexual, a dificuldade enfrentada pelo adolescente em relação a sua orientação sexual ao amor independente da condição e a homofobia, sendo que é de extrema importância abordar esse tema, pois não é de hoje, mas sempre existiram casos registrados em todos os estados brasileiros de ataques e agressões verbais e físicas aos homossexuais, travestis e transexuais e muitos desses casos as agressões os levaram a morte. Numa época que homofobia virou moda, passando abertamente de minorias fascistas para garotos da classe média e também fundamentalistas religiosos é cada vez mais comum as agressões. Podemos citar alguns casos: Brenda Lee travesti que realizava um trabalho de assistência e acolhimento a soropositivos na região da Bela Vista em São Paulo que foi assassinada. Edson Néris da silva adestrador de cães que foi assassinado na Praça da República em São Paulo e recentemente os casos de agressões na Avenida Paulista e a morte de um adolescente de 14 anos no Rio de Janeiro.

Por isso o projeto: Espetáculo teatral um dia você vai entender investigando a Homossexualidade através do teatro refletindo e dialogando sobre Homofobia compreende que é de grande relevância o tema abordado no espetáculo para jovens, adultos, pertencentes à população LGBT ou não.